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Gastroplastia

terça-feira, janeiro 12, 2010

Ferro e Anemia - Aprendendo a comer!


O papel do Ferro



O Ferro é o segundo metal mais abundante sobre a superfície da Terra. O organismo do homem adulto contém de 3 a 5g de ferro dos quais 30 a 40% na forma de armazenamento.



É um mineral muito bem conservado pelo organismo: cerca de 90% é recuperado e reutilizado freqüentemente. Embora esteja presente no corpo humano em quantidades pequenas, suas funções são essenciais à vida.

A célula do sangue é formada por proteína e ferro, além de outros componentes por isso, a falta deste mineral, causa a anemia, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina), e consequentemente uma diminuição da oxigenação das células do corpo.



Principais fontes de Ferro


As melhores fontes alimentares de ferro são: costelas de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, galinha, mariscos, rim coração e carne magra.


Outros alimentos de origem vegetal e alguns cereais que contém boas quantidades de ferro são: feijão secos, frutas secas, melaço, pão de trigo integral e enriquecidos e cereais.



Aproveitamento do Ferro ingerido


A eficiência da absorção de ferro é determinada por alguns componentes do alimento :


Vitamina C: tem como função potencializar a absorção de ferro quando consumida simultaneamente com um alimento que contém ferro de baixa absorção. Assim, o ideal é consumir limão, laranja ou suco de acerola, com refeições que tenham na composição alimentos fonte de ferro, para garantir a absorção.


Cálcio: alimentos ricos em cálcio como leite e queijo, ou café e refrigerante à base de cola, dificultam a absorção do ferro, e isto, se for muito freqüente pode levar a deficiência do ferro no organismo.



Orientação para prevenir e auxiliar no tratamento da anemia Incluir em sua alimentação diária os seguintes de grupos de alimentos:


miúdos, carne de vaca, aves, peixe, gema de ovo (ferro e vitamina B12)


Feijão, lentilha, ervilha, tofu e outros produtos de soja;


Tâmaras, passas, damascos e melado de cana;


Pães e cereais enriquecidos com ferro;



Frutas cítricas e outras fontes ricas em vitamina C, que aumenta a absorção de ferro pelo organismo


- laranja, acerola, limão, morango, vegetais verdes escuros;


Verduras em geral;



Evitar o consumo destes alimentos juntamente com alimentos ricos em ferro:


Farelos e espinafre;


Suplementos de zinco e cálcio


Anti-ácidos


Cafés, chás e chocolates;

2 comentários:

Clau disse...

Gata..
realmente o ferro é essencial p/ nós...não podemos deixar de nos cuidar se não ficaremos c/ anemia. A minha mãe q tbm é gastroplastizada está c/ anemia...pq parou de se cuidar. Eu vivo explicando p/ ele q ela precisa se alimentar melhor.
Linda..parabéns pelo 1 ano e meio c/ seu amor. Vc merece ser muito amada e feliz.
beijos.

Cau Azevedo disse...

Amada...Muito importante a ingestão de ferro, principalmente para nós q fizemos gastro. Parabéns pela convivência de tanto tempo com teu amor, q vcs desfrutem muitos outros anos juntos com muito amor e harmonia!