O nutriente é responsável pela formação e manutenção de nossos ossos e dentes. E, além de fortalecê-los, desempenha um importante papel no processo de coagulação do sangue.
Onde buscar
Queijos, leites, manteiga, ovos e vegetais verde-escuros, como o brócolis, são considerados ótimas fontes. Contudo, vale lembrar que o cálcio dos vegetais não costuma ser bem absorvido pelo organismo por causa de substâncias não-nutrientes conhecidas como oxalatos.
Quando o assunto é absorção, não se deve esquecer da função da vitamina D. Ela ajuda – e muito - o organismo a reter o cálcio nos ossos. Cereais, alguns frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau e leites enriquecidos são ótimas fontes de vitamina D.
Além de manter uma alimentação balanceada, procure passear ou se banhar ao sol sempre que possível. Os raios ultravioleta liberam a produção de vitamina D na pele. Não deixe, porém, de aplicar protetor solar e de respeitar os horários em que as radiações oferecem menos riscos à saúde (antes das 10h e após as 16h).
Além do cálcio, para manter seus ossos fortes e bem construídos, não deixe de incluir frutas e vegetais em seu cardápio. Segundo pesquisas publicadas no American Journal of Clinical Nutrition, eles apresentam boas doses de potássio, betacaroteno, vitamina C e magnésio, substâncias também apontadas como responsáveis pela manutenção e resistência da massa óssea.
Um comentário:
óóóótimo post!!!! pra quem fez a cirurgia então é essencial né! e por mais que sejam coisas que a gente esta careca de saber, acabam ficando esquecias no dia a dia se não tem alguém pra lembrar... fica no esquecimento né? valeu pela dica lindonaaa
bjuxx
Postar um comentário